O Teatro no Romantismo
O Teatro no Romantismo

O teatro no Brasil, até então, era proveniente da Europa e tinha como principal objetivo agradar às elites brasileiras, que transformavam as apresentações em verdadeiros eventos sociais, principalmente nas grandes cidades. Embora alguns escritores já houvessem se arriscado na dramaturgia brasileira, como Castro Alves e José de Alencar, cujas obras eram baseadas nas europeias, ainda não havia uma discussão sobre o perfil do teatro brasileiro. Foi apenas com Martins Pena que o teatro passou a refletir as cenas e as problemáticas da realidade brasileira.

 

Martins Pena (1815 - 1848)

Luís Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro, em 1815 e faleceu em Lisboa, em 1848. Proveniente de uma família abastada, nasceu no Rio de Janeiro e faleceu na cidade de Londres, na Inglaterra, Martins Pena é patrono da Academia Brasileira de Letras.

 

Suas obras estão classificadas no gênero "comédia de costumes", inaugurado por ele, e se empenham no retrato de situações cômicas da realidade brasileira compondo uma espécie de sátira social. Além disso, é responsável por criar tipos característicos e situações peculiares tanto no ambiente urbano quanto no ambiente rural. O malandro, o estrangeiro e a mulher (responsável por "segurar as pontas" da família), são talvez seus personagens mais característicos.

No retrato do ambiente urbano, Pena trabalha na sátira dos costumes da classe média carioca do século XIX, principalmente, com relação aos relacionamentos amorosos e a busca pela ascenção social. Pena escreve para as camadas mais populares, decorrendo daí a sua popularidade. Escreveu, durante sua curta vida, cerca de 28 peças tendo 19 delas sido encenadas na época.

Suas peças mais famosas são: O juiz de paz na roça (1842), Casadas solteiras (1845) e Os dois ou o inglês maquinista (1871).

 

Veja um trecho da peça Os dois ou o inglês maquinista:

 

CENA VII - Felício e Gainer

FELÍCIO – Estou admirado! Excelente idéia! Bela e admirável máquina!

GAINER (contente) – Admirável, sim.

FELÍCIO – Deve dar muito interesse.

GAINER – Muita interesse o fabricante. Quando este máquina tiver acabada,
não precisa mais de cozinheiro, de sapateira e de outras muitas ofícias.

FELÍCIO – Então a máquina supre todos estes ofícios?

GAINER – Oh, sim! Eu bota a máquina aqui no meio da sala, manda vir um boi,
bota a boi na buraco da maquine e depois de meia hora sai por outra banda da maquine tudo já feita.

FELÍCIO – Mas explique-me bem isto.

GAINER – Olha. A carne do boi sai feita em beef, em roast-beef, em fricandó e
outras muitas; do couro sai sapatas, botas...

FELÍCIO (com muita seriedade) – Envernizadas?

GAINER – Sim, também pode ser. Das chifres sai bocetas, pentes e cabo de
faca; das ossas sai marcas...

FELÍCIO (no mesmo) – Boa ocasião para aproveitar os ossos para o seu açúcar.

GAINER – Sim, sim, também sai açúcar, balas da Porto e amêndoas.

FELÍCIO – Que prodígio! Estou maravilhado! Quando pretende fazer trabalhar a
máquina?

GAINER – Conforme; falta ainda alguma dinheira. Eu queria fazer uma
empréstima. Se o senhor quer fazer seu capital render cinqüenta por cento dá a mim
para acabar a maquina, que trabalha depois por nossa conta.

FELÍCIO (à parte) – Assim era eu tolo... (Para Gainer:) Não sabe quanto sinto
não ter dinheiro disponível. Que bela ocasião de triplicar, quadruplicar, quintuplicar,
que digo, centuplicar o meu capital em pouco! Ah!

GAINER (à parte) – Destes tolas eu quero muito.

FELÍCIO – Mas veja como os homens são maus. Chamarem ao senhor, que é o
homem o mais filantrópico e desinteressado e amicíssimo do Brasil, especulador de
dinheiros alheios e outros nomes mais.

GAINER – A mim chama especuladora? A mim? By God! Quem é a atrevido
que me dá esta nome?

FELÍCIO – É preciso, na verdade, muita paciência. Dizerem que o senhor está
rico com espertezas!

GAINER – Eu rica! Que calúnia! Eu rica? Eu está pobre com minhas projetos
pra bem do Brasil.

FELÍCIO (à parte) – O bem do brasileiro é o estribilho destes malandros... (Para
Gainer:) Pois não é isto que dizem. Muitos crêem que o senhor tem um grosso capital
no Banco de Londres; e além disto, chamam-lhe de velhaco.

GAINER (desesperado) – Velhaca, velhaca! Eu quero mete uma bala nos miolos
deste patifa. Quem é estes que me chama velhaca?

FELÍCIO – Quem? Eu lho digo: ainda não há muito que o Negreiro assim disse.

GAINER – Negreira disse? Oh, que patifa de meia-cara... Vai ensina ele... Ele
me paga. Goddam!

FELÍCIO – Se lhe dissesse tudo quanto ele tem dito...

GAINER – Não precisa dize; basta chama velhaca a mim pra eu mata ele. Oh,
que patifa de meia-cara! Eu vai dize a commander do brigue Wizart que este patifa é
meia-cara; pra segura nos navios dele. Velhaca! Velhaca! Goddam! Eu vai mata ele!
Oh! (Sai desesperado.)

 

RESUMO

 O Romantismo: século XIX

 

 CONTEXTO HISTÓRICO

 - Revolução da Imprensa e ascenção do romance;

 - Vinda da Família Real para o Brasil (em 1808);

 - Independência do Brasil (em 1822).

 

 CARACTERÍSTICAS

 - Individualismo;

 - Subjetivismo;

 - Verso livre e verso branco;

 - Sentimento de nacionalidade;

 - Culto à natureza.

 

 PRINCIPAIS AUTORES

 

 Poesia

 1a Geração Romântica: Nacionalista ou Indianista

 - Gonçalves de Magalhães

 - Gonçalves Dias

 - Araújo Porto-Alegre

 

 2a Geração Romântica: Mal do Século

 - Álvares de Azevedo

 - Casimiro de Abreu

 - Junqueira Freire

 - Fagundes Varela

 

 3a Geração Romântica: Condoreira

 - Castro Alves

 - Sousândrade

 

 Prosa

 - Joaquim Manoel Macedo

 - Manoel Antônio de Almeida

 - José de Alencar

 

 Teatro

 - Martins Pena

 

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