Os melhores cupons de desconto e promoções

Como monta um servidor internet no seu micro

Como monta um servidor internet no seu micro

Atualmente com facilidade de disponibilidade de se ter acesso à internet em banda larga, fica simples de se implantar "servidores temporários" na internet, a partir de casa mesmo. Com isto você poderá (mesmo que seja pelo tempo que estiver conectado):

  • Colocar um site web disponível para todos na internet, para teste ou para ter um site mesmo de assunto de seu interesse, ou quem sabe um fórum no estilo do "Fórum do BoaDica", porém de um assunto específico (carro, música, etc), ou um fotolog, ou uma sala de bate-papo. Clique AQUI para versão de Windows XP e AQUI para versão de Windows 98
  • Colocar um servidor FTP disponível para todos na internet (para compartilhar arquivos só com algumas pessoas, etc). Clique AQUI para ver a dica
  • Colocar um servidor de jogos disponível na internet (chame seus amigos e tenha um servidor exclusivo só para seu "clã")
  • Colocar uma "rádio" na internet. Seja DJ, produtor, organizador e dono de sua própria rádio na internet onde você poderá liberar o acesso a ela para todos ou só para amigos
  • Colocar uma "webcam" acessível pela internet (pode ser só de "curtição", ou mesmo para fazer a "vigilância" do seu escritório, loja, ou casa de campo).
  • Criar um "programa de TV", na internet, na realidade, clips (de música, assunto, etc), para você fazer sua transmissão

Todas estas aplicações são relativamente simples de serem implementadas, necessitam de programas gratuitos ou bem baratos, no caso de webcam, claro, de uma câmera webcam, e podem ser implementadas de forma genérica para qualquer tipo de conexão na internet (discada, banda-larga, etc), e na maioria das vezes, você decidindo se para qualquer um ter acesso ou somente com senha.

Com a utilização de banda larga, você pode até pensar em deixar o "serviço" disponível praticamente 24horas! Na realidade será tudo "decisão sua", sem nenhum impedimento de software ou do aplicativo.

Estaremos desenvolvendo as dicas em questão para Windows (pode ser em 98, Me, 2000, XP), que é o sistema utilizado pela maioria, porém quem desejar nos ajudar e "converter" para versões de outros sistemas (Linux, etc), será muito bem vindo, e com certeza estará ajudando à comunidade. Existem pequenas diferenças de implantação conforme a versão do Windows utilizada. Estaremos tentando "identificar" estas diferenças nas dicas, porém caso alguma passe despercebida, é só nos avisar que atualizaremos o tutorial.

Este tutorial na realidade será feito em várias etapas até fazermos todas as aplicações acima (1 tutorial para cada tipo de serviço para não confundir), mas caso alguém tenha alguma sugestão, também será muito bem vinda e estaremos procurando saber como implementar e passar para o resto do pessoal.

Todas os tutoriais/serviços acima, terão como base ESTE tutorial. Hoje estaremos mostrando como seu computador poderá ser reconhecido por um NOME na internet ao invés de um número (IP), e com isto, será mais facilmente "encontrado" para disponibilizar os serviços desejados.


Colocando um "nome" no seu servidor

Um computador quando se conecta na internet, ele assume/ganha/utiliza um "número" que é ÚNICO em toda a internet, ou seja NINGUÉM na internet inteira, no mundo inteiro, tem um número (endereço IP) igual ao seu! Com esta característica da internet, fica muito fácil um computador achar outro. O grande problema, é que o número é difícil de ser "lembrado" pelas pessoas de um modo geral, pois elas estão acostumadas com "nomes".

Para saber qual é o número IP do seu computador na internet, basta abrir a tela do DOS e digitar o comando winipcfg ouipconfig, no Windows como podemos ver abaixo (ipconfig):

Microsoft(R) Windows 98
(C)Copyright Microsoft Corp 1981-1999.

C:WINDOWS>ipconfig

Configuração de IP do Windows 98

0 Ethernet adaptador :
Endereço IP . . . . . . . . : 200.168.18.65
Máscara de sub-rede . . . . : 255.255.255.255
Gateway padrão. . . . . . . :

C:WINDOWS>

Já para o Linux, no console digitaremos ipconfig. No caso de usuários do Macintosh o número de IP é visualizado na opção TCP/IP, que está situada no comando Control Panels do menu da Maçã.

Agora imagine que além de seu "endereço IP", se deste tamanho (4 conjuntos de números entre 1 e 255), este endereço mudar em cada conexão da internet? Ou seja, cada vez que você se conectar a internet, terá que descobrir qual o endereço IP que seu provedor (discado ou banda larga), forneceu para seu micro, e passar este endereço para as pessoas que você quer que conectem no seu servidor. Já pensou que trabalho? Com certeza você e as pessoas com quem você quer interagir ficarão cansadas deste processo todo logo no segundo ou mesmo no primeiro dia! 

Para resolver este problema, o que acha de ao invés de ter que descobrir este "endereço IP" do seu micro, você escolher um nome mais fácil para seu micro, e que ele nunca mude? Isso é fácil, e leva apenas uns 10 minutos de trabalho, e "seu micro" passará a ter um "nome único" na internet, do tipo: seu_nome.no-ip.com.

Primeiramente devemos entrar no site http://www.no-ip.com e iremos cadastrar um novo usuário.

Depois de cadastrados no site, iremos na parte downloads e baixaremos o arquivo que pode ser escolhido nos seguintes sistemas operacionais: Windows; Macintosh ou Linux / Unix

Baixamos o arquivo No-IP DUC v2.1.5, e em seguida entraremos com nosso e-mail e senha, na parte de login para escolhermos o nosso domínio.

Depois de logado na tela que surgirá, iremos clicar no menu Hosts / Redirects em Add

Adicionar um novo domínio: em Hostname escolheremos o nome do nosso endereço na internet, e sua extensão, no meu caso ficou: vilhena.no-ip.info.

Existem vários "domínios" gratuitos pertencentes ao no-ip que poderão ser utilizados: no-ip.com, no-ip.org, my-ftp.org, etc... a única restrição é que você tem que possuir um hostname "único", ou seja, com certeza você não poderá criar um vilhena.no-ip.info pois este eu já criei.

Deixamos a marcação que aparece em Host Type: DNS Host (A) em seguida será mostrado o nosso número de ip no momento.

Para finalizarmos clicamos em Create Host em exatos cinco minutos possuímos o nosso link na internet para não termos mais que ficar decorando endereços de número de ip.

Para conseguirmos isso, devemos deixar o no-ip inicializando automaticamente com o nosso computador servidor, para tal basta executar o programa ducsetup.exe que você baixou lá do site do no-ip, e após chamá-lo, clicar em OPTIONS, e marcar a opção "Run on Startup". Este programa inclusive tem várias opções interessantes para fazer agendamento de conexão (ou seja, seu "servidor" teria "hora marcada" para ficar disponível para os outros na internet), seleção de porta, configuração no caso de proxy, executar programas ao entrar e atualizar seu "nome" com seu endereço IP disponível, etc.

Depois para acessá-lo bastará ao invés de chamar o seu computador pelo "endereço-IP", passaremos a chamar pelo "nome" dele (vilhena.no-ip.info), não precisando mais se preocupar com "trocas" de endereço, "lembrar" endereço, nem nada!